Movimento Paz Espírito Santo

Blog

PROJETO SEMEAR – JUDÔ PARA PAZ-ES

O Movimento Paz Espírito Santo em parceria com a Instituição Filantrópica Caminho Luz e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo – IASES, promovem o Projeto Semear – Judô para a Paz.

Desde 1999, a Instituição Filantrópica Caminho da Luz instituiu um projeto social que tem o judô como instrumento de transformação da vida de crianças, adolescentes, jovens e até adultos moradores dos bairros Santa Martha, Mangue Seco, Joana D’Arc, São Cristóvão e Andorinhas, em Vitória. Nesta nova fase, o projeto atenderá adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, acautelados nas Unidades de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo – IASES.

Além do caráter competitivo e saudável do esporte, busca-se promover a disciplina e o espírito de equipe. Nos últimos anos, a escola de judô vem participando de vários campeonatos, ganhando medalhas tanto no Espírito Santo quanto nacionalmente, e revelando vários atletas de grande potencial na atividade.

Existem hoje, instituições semelhantes trabalhando com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, porém são poucas as que investem na recuperação dos jovens em conflito com a lei. O Movimento Paz  acredita que é necessário a participação da sociedade e das organizações sociais para a integração desses jovens no convívio social saudável.

BENEFÍCIOS ESPERADOS

Os benefícios advindos da prática do Judô são voltados ao crescimento pessoal e mental do praticante.

Podemos dizer que o Judô, além de fazer bem para o corpo e para o equilíbrio da mente, traz, pelo conhecimento de sua cultura filosófica, os benefícios:

  • Ensina hierarquia e disciplina;
  • Estimula o raciocínio;
  • Desperta a Liderança;
  • Melhora a atenção e senso de percepção;
  • Amplia o senso de espaço e direção;
  • Aprimora os reflexos;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Fortalece o corpo;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Incentiva a inclusão social através da interação com outros praticantes;
  • Proporciona o autoconhecimento;
  • Prepara o praticante para as dificuldades;
  • Estimula a autoconfiança;
  • Melhora o equilíbrio emocional.

As aulas ocorrem na sede do Instituto Filantrópico Caminho da Luz, o instrutor de Judô é patrocinadas pela  empresa CORPUS Saneamento e Obras Ltda, os demais materiais como quimonos, tatame, etc., o Movimento Paz ES está realizando campanhas para arrecadação de fundos.

Interessados em contribuir podem entrar em contato através dos contatos abaixo:

Telefone: 27 3315-4412

Email: projetos@paz-es.org.br

 

Posted in: Paz

Leave a Comment: (0) →

Sessão Solene comemora 15 anos do Movimento Paz-ES na CMV

“A prática cotidiana da cultura da paz” foi o tema da Sessão Solene realizada na quarta-feira (25/05) no Plenário Maria Ortiz da Câmara Municipal de Vitória (CMV). Promovido em parceria entre o Movimento Paz Espírito Santo (ES) e o vereador Reinaldo Bolão (PT), o evento debateu a importância do Dia Municipal da Paz, convidando a sociedade a refletir sobre a paz social, ambiental e interior. A solenidade serviu também para comemorar os 15 anos de atuação do Movimento Paz-ES.

Organização Não-Governamental (ONG) sem fins lucrativos, o Movimento Paz-ES tem reconhecimento do Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e atua desde 2001 no Estado. A proposta é unir esforços de vários segmentos da sociedade para instituir uma Cultura de Paz, com a convicção de que a implantação da paz é uma construção da sociedade civil organizada.

A Mesa da Sessão Solene foi composta por Dalva Silva Souza, presidente do Movimento Paz-ES; Maristela Lugon, apoiadora do Movimento Paz-ES e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), além do vereador Reinaldo Bolão.

“Destaco a importância de se participar desta solenidade, simples na execução, porém, de uma grandiosidade na forma de agir na sociedade, transformando pessoas e mostrando excelentes resultados no cotidiano da cidade. Reafirmo meu compromisso com o Movimento Paz-ES”, destacou o vereador na abertura do evento.

Os alunos do Projeto Residência Inclusiva também participaram da Sessão Solene. Na preleção “A Paz do Mundo Começa em Mim”, a escritora e presidente do Movimento Paz-ES, Dalva Silva Souza, reforçou a importância da contribuição da sociedade como parte fundamental para a construção do processo de reinserção social de populações em risco, principalmente dos portadores de necessidades especiais, como no caso dos alunos do Projeto Residência Inclusiva.

É possível contribuir com o projeto por meio de doação de qualquer material que possa ser útil para o desenvolvimento das atividades do projeto, desde roupas até medicamentos. Para isso, basta entrar em contato com a Gerência do Projeto no telefone (27) 3315-4412 ou pelo e-mail administrativo@paz-es.org.br

A Sessão Solene contou com apresentação da “Banda da Paz”, performance teatral com o ator Wellington Fonseca, e apresentação do grupo musical “Meninos da Paz”. Ao final, houve entrega de diplomas às pessoas que se destacaram com ações que pregam a prática da paz cotidiana.

 

Confira a lista dos homenageados:

1. Marcos Valente

2. Gracíula Pinto de Jesus

3. Sheila Aparecida Melo Rodrigues

4. Mônica de Souza Silva

5. Rita de Cassia Barbosa Laranja

6. Fábio Antônio Cerri dos Santos

7. Carla de Sousa Campos

8. Oswaldo Viola

9. Dalva Silva e Souza

10. Valdete Peixoto Barbosa

11. Valmir Gomes do Nascimento

12. Alba Lucinia Santana Sampaio

 

Posted in: Paz

Leave a Comment: (0) →

FestPaz 2017

FestPaz 2017

Através das várias linguagens artísticas o FestPaz traz reflexões sobre a sociedade consumista, líquida e violenta que nos deparamos. De maneira subjetiva o público é levado a pensar seu lugar na sociedade e do quanto a sua atitude pode modificar o “status quo”, assim se percebendo verá que sua mudança de atitude pode modificar o mundo.

Posted in: Paz

Leave a Comment: (0) →

Movimento Paz ES promove o Projeto Paz Interior em Guarapari

Na última semana, o Movimento Paz Espírito Santo promoveu o Projeto Paz Interior no Centro de Turismo Social e Lazer (SESC), em Guarapari. O evento ocorreu durante a 21ª Semana Espírita, organizada pelo Instituto de Divulgação Espírita de Guarapari (Ideg), realizada no mesmo local.

O encontro, que teve como tema “A família e os desafios da atualidade”, contou com a presença de cerca de 300 pessoas por dia. Durante toda a semana, foram realizadas palestras e apresentações musicais relacionadas ao assunto.

Os residentes do Movimento Paz compareceram em grande número para prestigiarem o Paz Interior. Eles ajudaram na recepção dos convidados, realizaram coreografias e entregaram panfletos com mensagens de reflexão aos visitantes.

Também marcaram presença a presidente do Movimento Paz, Dalva Silva Souza e o diretor da instituição, Oswaldo Viola.

De acordo com a organizadora do Paz Interior, Alba Lucínia Sampaio o saldo foi positivo. “Nossos residentes se divertiram muito e foi muito bacana vê-los interagir com as pessoas que estavam presentes. Além disso, o retorno que recebemos dos participantes foi excelente. Compareceram pessoas de diversas partes do Brasil e acredito que todos saíram de lá satisfeitos e com muito aprendizado na bagagem”, afirma.

Confira as fotos aqui: https://goo.gl/XOHhMH

Posted in: Blog, Paz

Leave a Comment: (0) →

Café da manhã inclusivo foi um sucesso

No dia 29 de Outubro de 2015, foi realizado um CAFÉ DA MANHÃ INCLUSIVO – Um verdadeiro exercício de cidadania, organizado pela Prof.ª Alessandra Soares Fernandes na Residência Inclusiva, em Jardim Camburi, onde moram pessoas com vários tipos de deficiência, inclusive Autistas, tendo como participantes os alunos do Curso de Direito e Ciências Contábeis.  “O evento foi maravilhoso, os alunos interagiram com os moradores da residência, promovendo o verdadeiro exercício da cidadania através da inclusão, com direito a música e recreação. Projetos como esse são super importantes, fazem com que os alunos possam vencer o preconceito, dando oportunidade para conviver com a diversidade, sendo fundamental para a formação acadêmica e humana dos alunos”, avaliou  professora.

Posted in: Paz

Leave a Comment: (0) →
Page 1 of 3 123