Movimento Paz Espírito Santo

Cultura de Paz

pomba_pazConstruir uma Cultura de Paz é promover as transformações necessárias e indispensáveis para que a paz seja o princípio governante de todas relações humanas e sociais.

São transformações que vão desde a dimensão dos valores, atitudes e estilos de vida até a estrutura econômica e jurídica, as relações políticas internacionais e a participação cidadã.

Promover a Cultura de Paz significa e pressupõe trabalhar de forma integrada em prol das grandes mudanças ansiadas pela maioria da humanidade – justiça social, igualdade entre os sexos, eliminação do racismo, tolerância religiosa, respeito às minorias, educação universal, equilíbrio ecológico e liberdade política. A Cultura de Paz é o elo que abrange todos esses ideais em um único processo de transformação pessoal e social.

O grande desafio é que essas mudanças não dependem apenas da ação dos governos, nem somente de uma mudança de postura individual, trata-se de uma postura global, onde cada um fazendo sua parte, contribui para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz.